Livro infantil que retrata vida de casais homossexuais, causa polêmica

Com ilustrações muito coloridas, o livro tem sido disponibilizado nas escolas da Croácia.

Publicado em por Micael Batista

Livro infantil que retrata vida de casais homossexuais, causa polêmica


Uma menina com dois pais e um menino com duas mães. Esses são os personagens de um livro ilustrado que tem causado polemica na Croácia.

Com o nome de “My Rainbow Family”, o livro parece como qualquer outro, com ilustrações coloridas e poucos textos, mas não é bem assim.

Esse é o primeiro livro infantil com relatos homossexuais que mostra a rotina de casais homo afetivo croata. Há cinco anos, grupos apoiadores da Igreja Católica fizeram um referendo que bloqueou os planos do governo de legalizar o casamento gay.

Eles então emitiram uma carta aberta ao Ministério da Educação, exigindo que a obra infantil seja proibida nas escolas. Os editores do livro, dizem que as respostas positivas a obra não se limitaram aos grupos de minorias.

“Quando fizemos o livro pela primeira vez, imprimimos apenas 500 cópias, porque pensamos que seriam apenas para nós, nossos amigos e apoiadores. Mas desde que a história veio a público, tivemos muitos pais dizendo: ‘nós não somos LGBT, mas realmente queremos uma cópia para que possamos mostrar aos nossos filhos e discutir temas de igualdade, tolerância e diversidade’”, disse um dos editores de “My Rainbow Family”.

Na Croácia, o casamento gay é proibido, mas a celebração de união civil pode ser feita.

Uma mãe de um garoto de dois anos, falou em entrevista à BBC, que a criança ficou muito alegre e disse que aquilo era muito familiar, já que ele é fruto de uma relação homo afetivo.





Copyright © Beenla Networks LTDA. Todos os direitos reservados.