Cidade de Corinto é encontrada por arqueólogos e confirmam citações da Bíblia

Escavações recentes no oeste da Galileia em Israel, levaram à descoberta de um mosaico de 1.600 anos, apontando a importância fundamental das mulheres


Publicado em: 24/12/17 às 17:19 por Micael Batista | Atualizado em 24/12/2017 às 17:19


Recentes escavações arqueológicas nas áreas portuárias de Lechaion trouxeram novos relatos e revelaram detalhes sobre a cidade de Corinto, que é citada na Bíblia, a qual Paulo destinou duas epístolas do Novo Testamento.
Após ser atingida por um terremoto, a cidade ficou toda submersa e Paulo a teria visitado e fundado sua igreja, quando ainda pertencia ao Império Romano.
Os arqueólogos gregos e dinamarqueses do projeto Lechaion Harbor, se depararam com vários vestígios de engenharia romana e edifícios antigos, o que coincide com as informações bíblicas sobre a cidade.

“Por quase duas décadas, busquei o contexto arqueológico perfeito em que todo o material orgânico normalmente não encontrado em terra estivesse preservado”, contou o líder da expedição projeto Bjørn Lovén, , segundo o jornal ‘Sunday Express’. “O potencial para descobertas mais únicas é o sopro da mente”.

O porto, que está localizado no golfo de Corinto, era anteriormente um dos dois que conectou Corinto para trocar redes na região que ajudaram a área a tornar-se fabulosamente rica.
Os romanos destruíram Corinto em 146 aC ao conquistar a Grécia, e Júlio César reconstruiu a cidade e seus portos em 44 aC.
Apesar da região ter sido atingida por um terremoto no início do século 7 d.C, as fundações de madeira estão em boas condições de preservação, bem como alguns artefatos.

“As estruturas de madeira extremamente raras que encontramos nos estágios iniciais de Lechaion nos dão esperança de que encontremos outros materiais orgânicos, como ferramentas de madeira, móveis, peças de madeira de edifícios e naufrágios – o potencial é imenso e é importante sublinhar que quase nunca encontramos material orgânico em terra na região do Mediterrâneo central”, detalha Lovén.

A empreitada Lechaion Harbour é fruto da união do Instituto Dinamarquês em Atenas, a Universidade de Copenhague e do Éforo Grego de Antiguidades Subaquáticas.
Escavações recentes no oeste da Galileia em Israel, levaram à descoberta de um mosaico de 1.600 anos, apontando a importância fundamental das mulheres como doadoras na igreja primitiva.
Presume-se que por ser do século 5, talvez o mosaico até se referisse a uma das assistentes de Jesus, mencionadas na Bíblia.
Tudo indica que um mosaico grego tenha pertencido ao século 5 e faz alusão a uma mulher que doou dinheiro para ajudar a construção de uma vila da igreja.
Seu nome era “Sausann”, ou Shoshana, uma Susannah é citada em Lucas 8:3 como uma das apoiadores do ministérios de Jesus e seus discípulos.
O fato de uma mulher ser independente e doar dinheiro para construção da vila pode dizer muito sobre a vida social na época na região.
Foi o que alegou Kinneret, Mordechai Aviam, arqueólogo que conduziu o projeto.
Os pesquisadores, juntamente com uma parceria multidisciplinar de estudiosos, estão se esforçando para remontar e explicar vida cristã no 4º e 5º século na região.




Mais lidas

Mais artigos

Aline Barros fica surpresa pelo público alcançado com o seu novo projeto

Os seguidores da artista gospel estão achando magnifico, e ficaram impressionados


Cantor gospel Carlinhos Félix concede entrevista exclusiva ao Gospel Post

Desde sempre eu tenho esse chamado e Deus me escolheu mesmo, como agente canta, 'lá no ventre da minha mãe'.  


Silas Malafaia quebra o silêncio e rebate as críticas da revista Veja!

A revista Veja! nesse domingo (26) fez uma publicação onde dizia que a bancada evangélica estava com medo de se manifestar sobre as mobilizações de ontem


Juninho Black quebra silêncio e revela verdade sobre seu casamento

O artista gospel após ter negado não está com affair, revelou toda a verdade para o mundo gospel que ainda apostou em um recomeço


Fernanda Brum fala pela primeira vez sobre pacto com o diabo

A cantora gospel e pastora Fernanda Brum, é um dos maiores nomes da música evangélica. Com isso, influencia muitas pessoas


Tronco cai sobre automóvel de pastor e causa grave acidente

O acidente entretanto, aconteceu em Carolina do Norte, envolvendo o pastor de uma igreja local.


Igreja Universal realiza feito histórico e fiéis comemoram

O fato se tratou de um casamento simultâneo que segundo a estimativa, uniu  10.784 casais


Malafaia fala sobre deputados que voltaram contra a COAF; ‘rabo preso’

No entanto, a sua indignação dessa vez, tratou-se sobre os parlamentares da bancada evangélica que voltaram contra a COAF


Pastor é morto a tiros a mando de traficantes e família se desespera

O pastor João Auzier Neto, de 65 anos foi assassinado com pelo menos três tiros. O caso aconteceu no bairro Nova Esperança localizado em Manaus-AM


Presidente toma decisão inesperada e cristãos se entristecem

As expectativas da maioria dos católicos não foram atendidas, pois recentemente o presidente havia dito que iria consagrar o país a Nossa Senhora