Cidade de Corinto é encontrada por arqueólogos e confirmam citações da Bíblia

Escavações recentes no oeste da Galileia em Israel, levaram à descoberta de um mosaico de 1.600 anos, apontando a importância fundamental das mulheres


Publicado em: 24/12/17 às 17:19 por Micael Batista | Atualizado em 24/12/2017 às 17:19


Recentes escavações arqueológicas nas áreas portuárias de Lechaion trouxeram novos relatos e revelaram detalhes sobre a cidade de Corinto, que é citada na Bíblia, a qual Paulo destinou duas epístolas do Novo Testamento.
Após ser atingida por um terremoto, a cidade ficou toda submersa e Paulo a teria visitado e fundado sua igreja, quando ainda pertencia ao Império Romano.
Os arqueólogos gregos e dinamarqueses do projeto Lechaion Harbor, se depararam com vários vestígios de engenharia romana e edifícios antigos, o que coincide com as informações bíblicas sobre a cidade.

“Por quase duas décadas, busquei o contexto arqueológico perfeito em que todo o material orgânico normalmente não encontrado em terra estivesse preservado”, contou o líder da expedição projeto Bjørn Lovén, , segundo o jornal ‘Sunday Express’. “O potencial para descobertas mais únicas é o sopro da mente”.

O porto, que está localizado no golfo de Corinto, era anteriormente um dos dois que conectou Corinto para trocar redes na região que ajudaram a área a tornar-se fabulosamente rica.
Os romanos destruíram Corinto em 146 aC ao conquistar a Grécia, e Júlio César reconstruiu a cidade e seus portos em 44 aC.
Apesar da região ter sido atingida por um terremoto no início do século 7 d.C, as fundações de madeira estão em boas condições de preservação, bem como alguns artefatos.

“As estruturas de madeira extremamente raras que encontramos nos estágios iniciais de Lechaion nos dão esperança de que encontremos outros materiais orgânicos, como ferramentas de madeira, móveis, peças de madeira de edifícios e naufrágios – o potencial é imenso e é importante sublinhar que quase nunca encontramos material orgânico em terra na região do Mediterrâneo central”, detalha Lovén.

A empreitada Lechaion Harbour é fruto da união do Instituto Dinamarquês em Atenas, a Universidade de Copenhague e do Éforo Grego de Antiguidades Subaquáticas.
Escavações recentes no oeste da Galileia em Israel, levaram à descoberta de um mosaico de 1.600 anos, apontando a importância fundamental das mulheres como doadoras na igreja primitiva.
Presume-se que por ser do século 5, talvez o mosaico até se referisse a uma das assistentes de Jesus, mencionadas na Bíblia.
Tudo indica que um mosaico grego tenha pertencido ao século 5 e faz alusão a uma mulher que doou dinheiro para ajudar a construção de uma vila da igreja.
Seu nome era “Sausann”, ou Shoshana, uma Susannah é citada em Lucas 8:3 como uma das apoiadores do ministérios de Jesus e seus discípulos.
O fato de uma mulher ser independente e doar dinheiro para construção da vila pode dizer muito sobre a vida social na época na região.
Foi o que alegou Kinneret, Mordechai Aviam, arqueólogo que conduziu o projeto.
Os pesquisadores, juntamente com uma parceria multidisciplinar de estudiosos, estão se esforçando para remontar e explicar vida cristã no 4º e 5º século na região.




Mais lidas

Mais artigos

Evangélico; Wesley Safadão vai à igreja mesmo com uma agenda de 25 shows por mês

O cantor ainda é muito criticado por ainda atuar no meio secular depois da sua conversão


Padre pede liberdade de Lula e depois se desculpa

O caso foi registrado no último domingo (21) durante a celebração de uma missa.


Após abandonar música gospel; Tonzão diz estar muito endividado e pede orações

O anuncio da falta de dinheiro foi feito numa das redes sociais do cantor, que deixou o gospel no final de 2017.


Igrejas de SP podem ficar isentas de taxas | Câmara já aprovou

O projeto foi votado e aprovado, agora segue pra sanção do prefeito João Dória


Igreja de R.R Soares deve quase R$15 Milhões à União |

Segundo levantamento, passa de R$900 milhões a dívida de entidades religiosas com o Governo


Presidente – Michel Temer pede orações após descobrir doença

Assessores de Temer estão pedindo que os pastores levantem um clamor pela vida do presidente


Magno Malta se irrita e ameaça processar a TV Senado –

O Senador insistiu que o câmera focasse na foto que ele segurava enquanto discursava


Cantor gospel | morre eletrocutado durante evento em igreja

Ele encostou em um fio desencapado e recebeu uma forte descarga. Foi levado ao hospital e faleceu.


Site lança biografia polêmica da cantora gospel Flordelis

A carreira música e política de Flordelis também é destacada no texto, que já recebeu duras críticas.


Veja | quais são as 7 músicas gospel que ficarão para história

Confira a lista das músicas gospel que marcaram nossa geração