Família cristã; Relação na adolescência, como evitar?

A diferença nesta situação pode estar nos ensinamentos que os pais de José haviam lhe passado, o ponto de vista de Deus a respeito da fidelidade e do casamento


Publicado em: 23/11/17 às 17:37 por Micael Batista | Atualizado em 23/11/2017 às 17:37


Um casal conhecido inicia um namoro, mas isso não é tudo, o rapaz traz a moça para dormir em sua casa quase todos os dias. Claro que seus pais estão lá e sabem de tudo, no princípio era só aos sábados, depois todo o fim de semana, e ultimamente “convivem” juntos.
Os país da moça dizem que já estão grandinhos, que não tem nada de mal que ela durma na casa do rapaz, que se estão juntos é por que se amam. Mas a mãe do moço está preocupada: “Antes pelo menos, ela se instalava no quarto de hospedes, agora dormem juntos”. Até viajam sem avisar, não dão satisfaçam nem notícias.
Talvez para alguns, esse exemplo se assemelhe mais a exceções. Outros podem ter se identificado com a situação. De todos os modos, o caso se torna útil para esclarecer conceitos da sociedade e o que diz a Bíblia a respeito. “Viver o hoje” é um fato cotidiano que traz opiniões adversas e controversas.
Atualmente, entrar na adolescência para alguns, é ter independência. Porém a relação  é ou deveria ser, uma consequência de outros crescimentos e responsabilidades. A realidade é que ele ou ela estão moldando sua personalidade.
Estudam, trabalham, fazem projetos para o futuro, se amam, se tornam um casal de namorados estável e chegam ao ato . Parece que o sexo é somente mais uma opção dentre tantas outras escolhas à tanta liberdade.
Mas isso é paradoxo. Se um casal de namorados mantém relações para estabelecer uma suposta independência motivada consciente ou inconsciente pela família, por dizer e demonstrar que ele ou ela já estão grandinhos e fazem o que bem entender, ou simplesmente chegam a conclusão porque isso “os mantém unidos”, então chegamos à conclusão que não é independência, mas sim dependência do ato .
Alguns jovens e adolescentes também buscam impor, invadir, romper com violência o terreno dos adultos: música alta, “exclusividade” no telefone, no banho, ter a última palavra em discussões, e manter abertamente relações é uma outra forma de demonstrar aos demais que é independente, que sabe todas as coisas. Porém no fundo, estão buscando um freio, um limite, saber até onde podem chegar.
Então, o sexo não é uma escolha livre, independente; ao contrário: encobre insegurança, desconcerto, evidencia que ainda não está capacitado para viver de maneira independente, não sabe se controlar, não existe domínio do seu próprio eu.
Os pais modernos que dizem “seja livre”, transmitem uma mensagem confusa. Na realidade não pensam no que dizem. Pode ser que a maioria deles tiveram uma adolescência bastante ruim, agora querem “libertar seus filhos para viverem o melhor da vida” tratam de passar bem com seus filhos essa fase, e de alguma maneira os incentivam certos atos. Depois se arrependem e tratam de colocar um freio. Tarde demais.
“Sou Criticado por ser virgem” alguns jovens hoje em dia passam por momentos difíceis na comunidade quando afirmam que alcançaram certa idade e ainda permanecem virgens, não por falta de oportunidades, mas por livre vontade.
O jovem José valorizava a lealdade; a esposa de Potifar, não. Lemos: “A esposa de seu amo começou a levantar seus olhos para José e a dizer: “Deita-te comigo”. Gênesis 39:7. Será que José ficou tentado a ceder às fortes investidas dessa mulher?

O que diz a bíblia?

A Bíblia não indica que José era imune aos desejos naturais da idade nem que a esposa de um oficial influente e rico não era uma mulher atraente. Teria José pensado que nunca seria pego por seu amo? Ficaria tentado pelas vantagens materiais que esse relacionamento imoral poderia trazer?
Na verdade, não há como saber o que passou pela mente de José. Mas temos uma boa ideia do que havia em seu coração pela resposta que ele deu: “Eis que meu amo não sabe nem o que há comigo na casa, e tudo o que tem ele entregou na minha mão.
Não há quem seja maior do que eu nesta casa, e ele não me vedou absolutamente nada, exceto a ti, porque és sua esposa. Portanto, como poderia eu cometer esta grande maldade e realmente pecar contra Deus? ” Gênesis 39:8, 9. Pense na convicção desse jovem ao dizer essas palavras. A simples ideia de fazer o que a esposa de Potifar queria lhe era repulsiva. Por quê?
Como José disse, seu amo confiava nele. Potifar havia entregado tudo o que possuía aos cuidados de José, menos sua esposa. Por que José trairia essa confiança? Para ele isso era inconcebível. Mas havia algo que lhe causava ainda mais repulsa: a ideia de pecar contra seu Deus.
A diferença nesta situação pode estar nos ensinamentos que os pais de José haviam lhe passado, o ponto de vista de Deus a respeito da fidelidade e do casamento. Deus havia realizado o primeiro casamento e deixado claro o que pensava sobre isso. O marido e a esposa deveriam se apegar um ao outro; se tornar “uma só carne” através de um casamento formalizado. Gênesis 2:24, José havia entendido bem esse princípio e pretendia viver de acordo com ele.




Mais lidas

Mais artigos

Aline Barros fica surpresa pelo público alcançado com o seu novo projeto

Os seguidores da artista gospel estão achando magnifico, e ficaram impressionados


Cantor gospel Carlinhos Félix concede entrevista exclusiva ao Gospel Post

Desde sempre eu tenho esse chamado e Deus me escolheu mesmo, como agente canta, 'lá no ventre da minha mãe'.  


Silas Malafaia quebra o silêncio e rebate as críticas da revista Veja!

A revista Veja! nesse domingo (26) fez uma publicação onde dizia que a bancada evangélica estava com medo de se manifestar sobre as mobilizações de ontem


Juninho Black quebra silêncio e revela verdade sobre seu casamento

O artista gospel após ter negado não está com affair, revelou toda a verdade para o mundo gospel que ainda apostou em um recomeço


Fernanda Brum fala pela primeira vez sobre pacto com o diabo

A cantora gospel e pastora Fernanda Brum, é um dos maiores nomes da música evangélica. Com isso, influencia muitas pessoas


Tronco cai sobre automóvel de pastor e causa grave acidente

O acidente entretanto, aconteceu em Carolina do Norte, envolvendo o pastor de uma igreja local.


Igreja Universal realiza feito histórico e fiéis comemoram

O fato se tratou de um casamento simultâneo que segundo a estimativa, uniu  10.784 casais


Malafaia fala sobre deputados que voltaram contra a COAF; ‘rabo preso’

No entanto, a sua indignação dessa vez, tratou-se sobre os parlamentares da bancada evangélica que voltaram contra a COAF


Pastor é morto a tiros a mando de traficantes e família se desespera

O pastor João Auzier Neto, de 65 anos foi assassinado com pelo menos três tiros. O caso aconteceu no bairro Nova Esperança localizado em Manaus-AM


Presidente toma decisão inesperada e cristãos se entristecem

As expectativas da maioria dos católicos não foram atendidas, pois recentemente o presidente havia dito que iria consagrar o país a Nossa Senhora