Família cristã; Relação na adolescência, como evitar?

A diferença nesta situação pode estar nos ensinamentos que os pais de José haviam lhe passado, o ponto de vista de Deus a respeito da fidelidade e do casamento


Publicado em: 23/11/17 às 17:37 por Micael Batista | Atualizado em 23/11/2017 às 17:37


Um casal conhecido inicia um namoro, mas isso não é tudo, o rapaz traz a moça para dormir em sua casa quase todos os dias. Claro que seus pais estão lá e sabem de tudo, no princípio era só aos sábados, depois todo o fim de semana, e ultimamente “convivem” juntos.
Os país da moça dizem que já estão grandinhos, que não tem nada de mal que ela durma na casa do rapaz, que se estão juntos é por que se amam. Mas a mãe do moço está preocupada: “Antes pelo menos, ela se instalava no quarto de hospedes, agora dormem juntos”. Até viajam sem avisar, não dão satisfaçam nem notícias.
Talvez para alguns, esse exemplo se assemelhe mais a exceções. Outros podem ter se identificado com a situação. De todos os modos, o caso se torna útil para esclarecer conceitos da sociedade e o que diz a Bíblia a respeito. “Viver o hoje” é um fato cotidiano que traz opiniões adversas e controversas.
Atualmente, entrar na adolescência para alguns, é ter independência. Porém a relação  é ou deveria ser, uma consequência de outros crescimentos e responsabilidades. A realidade é que ele ou ela estão moldando sua personalidade.
Estudam, trabalham, fazem projetos para o futuro, se amam, se tornam um casal de namorados estável e chegam ao ato . Parece que o sexo é somente mais uma opção dentre tantas outras escolhas à tanta liberdade.
Mas isso é paradoxo. Se um casal de namorados mantém relações para estabelecer uma suposta independência motivada consciente ou inconsciente pela família, por dizer e demonstrar que ele ou ela já estão grandinhos e fazem o que bem entender, ou simplesmente chegam a conclusão porque isso “os mantém unidos”, então chegamos à conclusão que não é independência, mas sim dependência do ato .
Alguns jovens e adolescentes também buscam impor, invadir, romper com violência o terreno dos adultos: música alta, “exclusividade” no telefone, no banho, ter a última palavra em discussões, e manter abertamente relações é uma outra forma de demonstrar aos demais que é independente, que sabe todas as coisas. Porém no fundo, estão buscando um freio, um limite, saber até onde podem chegar.
Então, o sexo não é uma escolha livre, independente; ao contrário: encobre insegurança, desconcerto, evidencia que ainda não está capacitado para viver de maneira independente, não sabe se controlar, não existe domínio do seu próprio eu.
Os pais modernos que dizem “seja livre”, transmitem uma mensagem confusa. Na realidade não pensam no que dizem. Pode ser que a maioria deles tiveram uma adolescência bastante ruim, agora querem “libertar seus filhos para viverem o melhor da vida” tratam de passar bem com seus filhos essa fase, e de alguma maneira os incentivam certos atos. Depois se arrependem e tratam de colocar um freio. Tarde demais.
“Sou Criticado por ser virgem” alguns jovens hoje em dia passam por momentos difíceis na comunidade quando afirmam que alcançaram certa idade e ainda permanecem virgens, não por falta de oportunidades, mas por livre vontade.
O jovem José valorizava a lealdade; a esposa de Potifar, não. Lemos: “A esposa de seu amo começou a levantar seus olhos para José e a dizer: “Deita-te comigo”. Gênesis 39:7. Será que José ficou tentado a ceder às fortes investidas dessa mulher?

O que diz a bíblia?

A Bíblia não indica que José era imune aos desejos naturais da idade nem que a esposa de um oficial influente e rico não era uma mulher atraente. Teria José pensado que nunca seria pego por seu amo? Ficaria tentado pelas vantagens materiais que esse relacionamento imoral poderia trazer?
Na verdade, não há como saber o que passou pela mente de José. Mas temos uma boa ideia do que havia em seu coração pela resposta que ele deu: “Eis que meu amo não sabe nem o que há comigo na casa, e tudo o que tem ele entregou na minha mão.
Não há quem seja maior do que eu nesta casa, e ele não me vedou absolutamente nada, exceto a ti, porque és sua esposa. Portanto, como poderia eu cometer esta grande maldade e realmente pecar contra Deus? ” Gênesis 39:8, 9. Pense na convicção desse jovem ao dizer essas palavras. A simples ideia de fazer o que a esposa de Potifar queria lhe era repulsiva. Por quê?
Como José disse, seu amo confiava nele. Potifar havia entregado tudo o que possuía aos cuidados de José, menos sua esposa. Por que José trairia essa confiança? Para ele isso era inconcebível. Mas havia algo que lhe causava ainda mais repulsa: a ideia de pecar contra seu Deus.
A diferença nesta situação pode estar nos ensinamentos que os pais de José haviam lhe passado, o ponto de vista de Deus a respeito da fidelidade e do casamento. Deus havia realizado o primeiro casamento e deixado claro o que pensava sobre isso. O marido e a esposa deveriam se apegar um ao outro; se tornar “uma só carne” através de um casamento formalizado. Gênesis 2:24, José havia entendido bem esse princípio e pretendia viver de acordo com ele.




Mais lidas

Mais artigos

Evangélico; Wesley Safadão vai à igreja mesmo com uma agenda de 25 shows por mês

O cantor ainda é muito criticado por ainda atuar no meio secular depois da sua conversão


Padre pede liberdade de Lula e depois se desculpa

O caso foi registrado no último domingo (21) durante a celebração de uma missa.


Após abandonar música gospel; Tonzão diz estar muito endividado e pede orações

O anuncio da falta de dinheiro foi feito numa das redes sociais do cantor, que deixou o gospel no final de 2017.


Igrejas de SP podem ficar isentas de taxas | Câmara já aprovou

O projeto foi votado e aprovado, agora segue pra sanção do prefeito João Dória


Igreja de R.R Soares deve quase R$15 Milhões à União |

Segundo levantamento, passa de R$900 milhões a dívida de entidades religiosas com o Governo


Presidente – Michel Temer pede orações após descobrir doença

Assessores de Temer estão pedindo que os pastores levantem um clamor pela vida do presidente


Magno Malta se irrita e ameaça processar a TV Senado –

O Senador insistiu que o câmera focasse na foto que ele segurava enquanto discursava


Cantor gospel | morre eletrocutado durante evento em igreja

Ele encostou em um fio desencapado e recebeu uma forte descarga. Foi levado ao hospital e faleceu.


Site lança biografia polêmica da cantora gospel Flordelis

A carreira música e política de Flordelis também é destacada no texto, que já recebeu duras críticas.


Veja | quais são as 7 músicas gospel que ficarão para história

Confira a lista das músicas gospel que marcaram nossa geração