Reforma protestante: 5 motivos que levaram o surgimento dos evangélicos

Veja alguns motivos que geraram discordância entre os cristãos causando a separação da Igreja Católica.


Publicado em: 20/11/17 às 10:15 por Micael Batista | Atualizado em 20/11/2017 às 10:15


Dia 31/10/2017 foi comemorada os 500 anos da reforma protestante que dividiu a Igreja Católica dando origem a novas ideologias cristas como a igreja Evangélica, mas você sabe realmente o que foi a reforma protestante?
Veja alguns motivos que geraram discordância entre os cristãos causando a separação da Igreja Católica.
1. No século XV o alemão Johann Gutenberg desenvolveu um processo de impressão, a tipografia que permitiu o aumento da produção de livros, incluindo a bíblia, onde um maior número de fiéis pode ter acesso a ela. Com isso surgiram novas interpretações dos textos cristão, interpretações essas que nem sempre estavam de acordo com os ensinamentos da igreja.
2. Uma nova corrente religiosa na época ganhou força, se inspirando a obra do Santo Agostinho que afirmava que a salvação do homem era alcançada principalmente pela fé, diferente do que diziam os principais líderes da igreja Católica que se baseavam em Santo Tomás de Aquino onde a salvação eterna do homem era alcançada pela fé e pelas boas obras que praticava.
3. Surgiu uma crítica ao comportamento e práticas do alto clero da Igreja, acusados de iludir os cristãos vendendo relíquias sagradas geralmente falsas como o espinho que perfurou cristo, lascas da cruz, tecido com o sangue de cristo e também a venda de indulgências, ou seja, o fiel seria perdoado se financiasse obras da igreja, garantindo assim sua salvação eterna.
4. Outra questão era a imagem da igreja, pois seus sacerdotes eram considerados despreparados para suas funções e alguns desconheciam a doutrina católica, esses comportamentos eram tidos como graves, pois sacerdotes eram considerados intermediários entre os homens e Deus.
5. Ética religiosa era uma questão moral colocada pela igreja aos fiéis, pois a igreja não permitia o lucro exagerado e cobrança excessiva e alguns comerciantes se sentiam divididos entre a busca pelo lucro e as obrigações morais.
Os que defendiam grandes lucros sentiam a necessidade de uma nova ética religiosa, que se adequasse ao capitalismo, essa necessidade da burguesia foi atendida com a reforma protestante.
Matinho Lutero, um pintor alemão é um dos principais nomes de quando se fala da reforma religiosa, entre 1511 e 1513 ele se aprofundou nos estudos religiosos, dentre eles encontrou nas epístolas de São Paulo ema frase que considerou importante: “O justo se salvará pela fé”, onde interpretou que o homem só se salvaria pela fé em Deus, onde a fé e não as obras, seria o único meio de salvação.
Em 1517 o Papa autorizou a concessão de indulgencias (perdão pelos pecados) aos que auxiliassem financeiramente na construção de uma nova basílica, Lutero então afixou na porta da igreja 95 teses protestando contra essa atitude, que gerou uma grande discussão entre Lutero e líderes da Igreja Católica, em 1520 Lutero foi então expulso da igreja.
Apoiado pela nobreza e alta burguesia Lutero divulgou sua doutrina religiosa que destacava a salvação eterna por meio da fé e não por meio da fé e obras, e assim surgiu o nome protestante para designar os cristãos não-católicos.
Uma das teses de Lutero era: 45- Os cristãos deveriam aprender que todo aquele que vê um homem necessitado e não o socorre, e depois dá dinheiro para perdões, não está comprando para si o perdão dos pecados, mas sim a cólera (ira) de Deus.




Mais lidas

Mais artigos

Evangélico; Wesley Safadão vai à igreja mesmo com uma agenda de 25 shows por mês

O cantor ainda é muito criticado por ainda atuar no meio secular depois da sua conversão


Padre pede liberdade de Lula e depois se desculpa

O caso foi registrado no último domingo (21) durante a celebração de uma missa.


Após abandonar música gospel; Tonzão diz estar muito endividado e pede orações

O anuncio da falta de dinheiro foi feito numa das redes sociais do cantor, que deixou o gospel no final de 2017.


Igrejas de SP podem ficar isentas de taxas | Câmara já aprovou

O projeto foi votado e aprovado, agora segue pra sanção do prefeito João Dória


Igreja de R.R Soares deve quase R$15 Milhões à União |

Segundo levantamento, passa de R$900 milhões a dívida de entidades religiosas com o Governo


Presidente – Michel Temer pede orações após descobrir doença

Assessores de Temer estão pedindo que os pastores levantem um clamor pela vida do presidente


Magno Malta se irrita e ameaça processar a TV Senado –

O Senador insistiu que o câmera focasse na foto que ele segurava enquanto discursava


Cantor gospel | morre eletrocutado durante evento em igreja

Ele encostou em um fio desencapado e recebeu uma forte descarga. Foi levado ao hospital e faleceu.


Site lança biografia polêmica da cantora gospel Flordelis

A carreira música e política de Flordelis também é destacada no texto, que já recebeu duras críticas.


Veja | quais são as 7 músicas gospel que ficarão para história

Confira a lista das músicas gospel que marcaram nossa geração