Meu filho(a) não quer ir à igreja. E agora?

Esta é uma indagação que muitos pais se fazem; Devo levá-los ou deixar que queiram ir?


Publicado em: 25/11/17 às 17:45 por Micael Batista | Atualizado em 25/11/2017 às 17:45


É dos pais a responsabilidade da educação cristã dos filhos?

Esta é uma indagação que muitos pais se fazem. Devo levá-los ou deixar que queiram ir?

Veja bem: Se seu filho não quiser ir à escola, você deixa ele ficar sem ir, para escolher depois de adulto? A resposta é a mesma.

Devemos levar nossos filhos, desde pequenos, ao culto. No início, podem reclamar, mas quando forem adultos e precisarem de ajuda, saberão onde buscá-la. A responsabilidade da educação religiosa é dos pais, sendo “alimentada” pelo ouvir da palavra na igreja. Entretanto, precisamos pensar nas causas desse sentimento do filho, para saber como agir.

Quando os filhos são pequenos, muitos pais e mães começam a levá-los à igreja, mas acabam desistindo. O motivo é o trabalho, porque as crianças não querem ficar paradas e os pais passam todo o tempo do culto correndo atrás delas. Outra preocupação é o incômodo das outras pessoas, que se distraem ou ficam irritadas com a movimentação.

Não há problema de as crianças não pararem, isto é normal para a idade, elas vão e voltam, até os pais. O que incomoda, na igreja são os adultos andando atrás delas e tirando a atenção dos demais.

Uma outra solução é frequentar o culto na salinha para as crianças, onde as pessoas não podem reclamar da agitação infantil. O importante é acostumá-las a ficarem paradas por pequenos períodos.

Para os filhos acima de oito anos, quando já conseguem ficar parados, surgem outras argumentações: eles estudam muito durante a semana e estão cansados, por isso os pais preferem deixá-los dormir e relaxar, pois acham que eles não vão poder absorver nada.

Não deixe seu filho trocar o seu compromisso com Deus por programa nenhum. Ensine-o que seu primeiro compromisso é com Jesus, porque é de pequeno que se aprende a temer a Deus. Se você quer que seu filho adulto goste de ir à igreja, pergunte-se: as minhas atitudes mostram que ir ao culto é bom ou ir, por exemplo, ao cinema é melhor?

Sua casa é uma igreja doméstica. Você tem tempo para orar com seus filhos nas refeições, na hora de dormir, antes das provas, indo à escola entre outros momentos? Se fizer isso, ficará mais fácil para eles entenderem que ir à igreja também faz parte desses momentos.

Pais que querem que seus filhos orem, mas não oram com eles, não praticam isso diante deles para serem seus exemplos. Pais que querem que os filhos vão à igreja, mas eles mesmos não vão e não valorizam a participação na obra de Deus. Isso, com o passar do tempo, vai gerando nos filhos um desinteresse.

Chega a adolescência e é mais difícil o controle. Porém, se você o colocou para ir à escola bíblica, motivou-o a participar dos movimentos para crianças e jovens na igreja, os amigos cristãos serão um facilitador e tudo pode se tornar mais fácil.

Depois de adultos, não conseguiremos mais os obrigar, mas poderemos sempre os convidar para ir à igreja. Num determinado momento, poderão aceitar o convite, pois, quando são educados na fé, buscam Deus pelo amor ou por uma situação de dor.

Não existe fórmula mágica de como levar um filho adulto à igreja, mas o ditado “o costume de casa se leva a praça” se aplica a essa situação, pois quando levamos nossos filhos à igreja, acabam criando o padrão de irem ao culto. Ensine com afinco ao seu filho a amar a Deus e assim, naturalmente, ele vai amar e querer ir à igreja.




Mais lidas

Mais artigos

Evangélico; Wesley Safadão vai à igreja mesmo com uma agenda de 25 shows por mês

O cantor ainda é muito criticado por ainda atuar no meio secular depois da sua conversão


Padre pede liberdade de Lula e depois se desculpa

O caso foi registrado no último domingo (21) durante a celebração de uma missa.


Após abandonar música gospel; Tonzão diz estar muito endividado e pede orações

O anuncio da falta de dinheiro foi feito numa das redes sociais do cantor, que deixou o gospel no final de 2017.


Igrejas de SP podem ficar isentas de taxas | Câmara já aprovou

O projeto foi votado e aprovado, agora segue pra sanção do prefeito João Dória


Igreja de R.R Soares deve quase R$15 Milhões à União |

Segundo levantamento, passa de R$900 milhões a dívida de entidades religiosas com o Governo


Presidente – Michel Temer pede orações após descobrir doença

Assessores de Temer estão pedindo que os pastores levantem um clamor pela vida do presidente


Magno Malta se irrita e ameaça processar a TV Senado –

O Senador insistiu que o câmera focasse na foto que ele segurava enquanto discursava


Cantor gospel | morre eletrocutado durante evento em igreja

Ele encostou em um fio desencapado e recebeu uma forte descarga. Foi levado ao hospital e faleceu.


Site lança biografia polêmica da cantora gospel Flordelis

A carreira música e política de Flordelis também é destacada no texto, que já recebeu duras críticas.


Veja | quais são as 7 músicas gospel que ficarão para história

Confira a lista das músicas gospel que marcaram nossa geração