Meu filho(a) não quer ir à igreja. E agora?

Esta é uma indagação que muitos pais se fazem; Devo levá-los ou deixar que queiram ir?


Publicado em: 25/11/17 às 17:45 por Micael Batista | Atualizado em 25/11/2017 às 17:45


É dos pais a responsabilidade da educação cristã dos filhos?

Esta é uma indagação que muitos pais se fazem. Devo levá-los ou deixar que queiram ir?

Veja bem: Se seu filho não quiser ir à escola, você deixa ele ficar sem ir, para escolher depois de adulto? A resposta é a mesma.

Devemos levar nossos filhos, desde pequenos, ao culto. No início, podem reclamar, mas quando forem adultos e precisarem de ajuda, saberão onde buscá-la. A responsabilidade da educação religiosa é dos pais, sendo “alimentada” pelo ouvir da palavra na igreja. Entretanto, precisamos pensar nas causas desse sentimento do filho, para saber como agir.

Quando os filhos são pequenos, muitos pais e mães começam a levá-los à igreja, mas acabam desistindo. O motivo é o trabalho, porque as crianças não querem ficar paradas e os pais passam todo o tempo do culto correndo atrás delas. Outra preocupação é o incômodo das outras pessoas, que se distraem ou ficam irritadas com a movimentação.

Não há problema de as crianças não pararem, isto é normal para a idade, elas vão e voltam, até os pais. O que incomoda, na igreja são os adultos andando atrás delas e tirando a atenção dos demais.

Uma outra solução é frequentar o culto na salinha para as crianças, onde as pessoas não podem reclamar da agitação infantil. O importante é acostumá-las a ficarem paradas por pequenos períodos.

Para os filhos acima de oito anos, quando já conseguem ficar parados, surgem outras argumentações: eles estudam muito durante a semana e estão cansados, por isso os pais preferem deixá-los dormir e relaxar, pois acham que eles não vão poder absorver nada.

Não deixe seu filho trocar o seu compromisso com Deus por programa nenhum. Ensine-o que seu primeiro compromisso é com Jesus, porque é de pequeno que se aprende a temer a Deus. Se você quer que seu filho adulto goste de ir à igreja, pergunte-se: as minhas atitudes mostram que ir ao culto é bom ou ir, por exemplo, ao cinema é melhor?

Sua casa é uma igreja doméstica. Você tem tempo para orar com seus filhos nas refeições, na hora de dormir, antes das provas, indo à escola entre outros momentos? Se fizer isso, ficará mais fácil para eles entenderem que ir à igreja também faz parte desses momentos.

Pais que querem que seus filhos orem, mas não oram com eles, não praticam isso diante deles para serem seus exemplos. Pais que querem que os filhos vão à igreja, mas eles mesmos não vão e não valorizam a participação na obra de Deus. Isso, com o passar do tempo, vai gerando nos filhos um desinteresse.

Chega a adolescência e é mais difícil o controle. Porém, se você o colocou para ir à escola bíblica, motivou-o a participar dos movimentos para crianças e jovens na igreja, os amigos cristãos serão um facilitador e tudo pode se tornar mais fácil.

Depois de adultos, não conseguiremos mais os obrigar, mas poderemos sempre os convidar para ir à igreja. Num determinado momento, poderão aceitar o convite, pois, quando são educados na fé, buscam Deus pelo amor ou por uma situação de dor.

Não existe fórmula mágica de como levar um filho adulto à igreja, mas o ditado “o costume de casa se leva a praça” se aplica a essa situação, pois quando levamos nossos filhos à igreja, acabam criando o padrão de irem ao culto. Ensine com afinco ao seu filho a amar a Deus e assim, naturalmente, ele vai amar e querer ir à igreja.




Mais lidas

Mais artigos

Aline Barros fica surpresa pelo público alcançado com o seu novo projeto

Os seguidores da artista gospel estão achando magnifico, e ficaram impressionados


Cantor gospel Carlinhos Félix concede entrevista exclusiva ao Gospel Post

Desde sempre eu tenho esse chamado e Deus me escolheu mesmo, como agente canta, 'lá no ventre da minha mãe'.  


Silas Malafaia quebra o silêncio e rebate as críticas da revista Veja!

A revista Veja! nesse domingo (26) fez uma publicação onde dizia que a bancada evangélica estava com medo de se manifestar sobre as mobilizações de ontem


Juninho Black quebra silêncio e revela verdade sobre seu casamento

O artista gospel após ter negado não está com affair, revelou toda a verdade para o mundo gospel que ainda apostou em um recomeço


Fernanda Brum fala pela primeira vez sobre pacto com o diabo

A cantora gospel e pastora Fernanda Brum, é um dos maiores nomes da música evangélica. Com isso, influencia muitas pessoas


Tronco cai sobre automóvel de pastor e causa grave acidente

O acidente entretanto, aconteceu em Carolina do Norte, envolvendo o pastor de uma igreja local.


Igreja Universal realiza feito histórico e fiéis comemoram

O fato se tratou de um casamento simultâneo que segundo a estimativa, uniu  10.784 casais


Malafaia fala sobre deputados que voltaram contra a COAF; ‘rabo preso’

No entanto, a sua indignação dessa vez, tratou-se sobre os parlamentares da bancada evangélica que voltaram contra a COAF


Pastor é morto a tiros a mando de traficantes e família se desespera

O pastor João Auzier Neto, de 65 anos foi assassinado com pelo menos três tiros. O caso aconteceu no bairro Nova Esperança localizado em Manaus-AM


Presidente toma decisão inesperada e cristãos se entristecem

As expectativas da maioria dos católicos não foram atendidas, pois recentemente o presidente havia dito que iria consagrar o país a Nossa Senhora