Pastor escreve em blog: “não acredito na promessa de livramentos sobrenaturais”

Em uma publicação em seu blog, Ricardo Gondim revelou que não acredita mais que Deus intervenha nos destinos da humanidade


2 anos atrás | Micael Batista


Ricardo Gondim é um pastor que, que passou por várias vertentes teológicas(autor da carta que ficou conhecida no meio cristão “estou cansado”,onde protestava contra vários problemas culturais do meio evangélico): foi do pentecostalismo (quando ainda mantinha a igreja que lidera ligada às Assembleias de Deus) ao progressismo que defende a união civil homossexual e uma visão heterodoxa do cristianismo.

Em uma publicação em seu blog, Ricardo Gondim revelou que não acredita mais que Deus intervenha nos destinos da humanidade, e se declarou, um “humanista apofático”.

“Não creio mais na promessa religiosa de que livramentos sobrenaturais nos alcançarão, vindos de um Deus que se senta em um trono. Acredito nas iniciativas humanas, nos movimentos solidários, na busca incessante da justiça, na ação profética de instituições que defendem a dignidade humana. Sou irmão de quem arregaça as mangas e luta pelos desvalidos”, registrou.

O humanismo,entre estudiosos cristãos,é uma filosofia controversa, pois para alguns seria uma espécie de mensagem do Evangelho “intelectualizada”, enquanto para outros, é uma distorção dos ensinamentos de Cristo que termina por negar a Deus.

“Sou humanista. Com isso, quero dizer que não espero milagres sobrenaturais para minha vida, família, cidade, país ou mundo. Descartei há muito tempo o Deus maquinista, o soberano que conduz a história nos trilhos da providência. O grave e tenebroso sofrimento que condena homens e mulheres esbofeteou a minha cara. Sofri na carne o impensável”, ressaltou Ricardo Gondim.

Em seu texto,Godim que é pastor da Igreja Betesda explica a visão apofática, à qual hoje acredita: “A teologia apofática é, em termos bem simples, aquela que se recusa a fazer afirmações propositivas sobre Deus. Os apofáticos se contentam com o que se pode negar a respeito de Deus. Explico melhor. Não há como afirmar nada sobre Deus que seja conclusivo, taxativo, descritivo. Podemos dizer apenas o que ele não pode ser. Deus não pode ser mau, discriminatório, injusto, estúpido, dissimulado”, afirmou.

Ricardo Gondim destaca que , “não há como ajustar a vida para resgatar a teologia”, e que a opção restante seria “ajustar a teologia para encontrar algum sentido em nossa vida banal”.

“Se minha espiritualidade desceu do altar do teísmo, ela pousou no chão das fábricas, nos cortiços malcheirosos das periferias urbanas, nos acampamentos de refugiados. Creio na religião como espaço de resistência. Sou defensor da religião que promove a compaixão, a sensibilidade e a gentileza. Afasto-me da que se alimenta do delírio metafísico de esperar por Deus, como uma ‘Mulher-maravilha’ ou um ‘Super-homem’”, ressaltou, sintetizando como crê no mundo espiritual.

Caminhando para a conclusão de seu texto do pastor Ricardo Godim reiterou: “Essa divindade que tira ônibus do barranco, cura, esporadicamente crianças condenadas pela leucemia ou faz com que o estuprador fique impotente na hora em que violenta a menina não existe. A bola está com a humanidade. Se não tomarmos vergonha na cara, destruiremos o planeta. Se não procurarmos criar uma cultura de acolhimento e cuidado, cultivaremos a intolerância. Se não fizermos valer o bem, o mal se alastrará e seremos os demônios de nosso próprio inferno”.

“Sou um humanista apofático. Amo tanto a Deus como o mundo em que vivo”, finalizou.




Mais lidas

Mais artigos

Palhaçada, diz fã ao ver foto da cantora Kemilly Santos torcendo pelo Brasil

As imagens foram publicadas no perfil oficial da cantora, depois da partida entre Brasil e México.


Emocionada! Cantora Simone pede aos fãs que orem pelo retorno de Simaria aos palcos

A cantora já vinha há alguns dias cumprindo agendas sem a companhia de sua irmã devido complicações de saúde


Pastor Cláudio Duarte declara nas redes sociais apoio à presidenciável

O pastor Cláudio Duarte fez uso das redes sociais e falou sobre a importância de como se portar diante dessa situação


Bianca Toledo supera crise e ganha prêmio de Encontro Literário

Bianca Toledo, que passou por vários problemas, e se envolveu em diversas polêmicas, essa semana mostrou que continua forte e conquistando, aos poucos, seus objetivos


Fernanda Brum realiza show gospel, após recuperação de doença

A cantora ressaltou que só poderá fazer algo em torno de 4 eventos por mês


Gabriela Rocha se casa na Itália em cerimônia intimista

A cerimônia aconteceu na Itália, numa comuna chamada Cernobbio, a sua lista de convidados foi bastante resumida para o padrão do casamento


Filha de Vanilda Bordieri diz ter sido abusada sexualmente aos 4 anos de idade

Vanilda fez um breve comentário no Instagram sobre o ocorrido com sua filha e disse "Esse é o Real motivo da minha guerra do meu desespero da minha angustia"


Daniela Araújo grava música nova e ganha elogios dos seguidores

Daniela foi bastante elogiada por seus seguidores, que afirmaram ficar emocionados com a forma intensa com a qual a letra foi escrita


Veja: 5 acontecimentos que marcaram o mundo gospel em 2018

O site Gospel Post preparou pra você 5 fatos ocorridos no mundo gospel que marcaram o ano de 2018