Novembro Azul: Exame de sangue dispensa o de toque

O novembro Azul é uma forma de divulgar e incentivar os homens a fazerem exames preventivos para se detectar o câncer de Próstata, que mata um homem a cada meia hora.


2 anos atrás | Micael Batista


O novembro Azul é uma forma de divulgar e incentivar os homens a fazerem exames preventivos para se detectar o câncer de Próstata, que mata um homem a cada meia hora.
A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que fica abaixo da bexiga e só os homens tem. A próstata tem outras pequenas glândulas que produzem um material que nutre os espermatozoides, especialistas acreditam que o câncer de próstata tenha início na mudança de células da glândula.
O câncer de próstata já é a segunda maior causa de morte entre os homens.
Inicialmente este câncer costuma não apresentar sintomas, mas com o passar do tempo pode haver os seguintes sintomas: Dificuldade para urinar, urina fraca ou em gotas, dor ou sensação de ardor ao urinar, dor ao ejacular, sangue na urina ou sêmen. Caso tenha algum destes sintomas procure seu médico, alguns destes sintomas podem ser também de outras doenças.
A taxa de mortalidade entre os doentes está em queda, com o diagnostico no início da doença, a chance de cura chega a 90%, homens com mais de 40 anos devem fazer exames anualmente.
O exame para a prevenção do câncer de próstata ainda é visto com preconceito ou vergonha por parte dos homens pelo seu famoso exame de toque, mas o que nem todos sabem é que hoje está investigação não é feita logo na primeira consulta, a consulta pode ser feita inicialmente com o Clinico Geral, este pede um exame de sangue chamado PSA (Antígeno Prostático Específico), que pode ser feito junto com seus exames de rotina na coleta de amostras de sangue, este exame mede os valores da proteína da próstata que está presente na sorologia do homem, então de acordo com os resultados laboratoriais, o exame pode ou não apresentar alterações e indicar a possibilidade do câncer, o exame de toque é feito apenas se houver alguma alteração no exame de sangue, ou caso o paciente tenha queixa de outros sintomas, esse exame de sangue como todo o tratamento pode ser feito gratuitamente no SUS.
 




Mais lidas

Mais artigos

Palhaçada, diz fã ao ver foto da cantora Kemilly Santos torcendo pelo Brasil

As imagens foram publicadas no perfil oficial da cantora, depois da partida entre Brasil e México.


Emocionada! Cantora Simone pede aos fãs que orem pelo retorno de Simaria aos palcos

A cantora já vinha há alguns dias cumprindo agendas sem a companhia de sua irmã devido complicações de saúde


Pastor Cláudio Duarte declara nas redes sociais apoio à presidenciável

O pastor Cláudio Duarte fez uso das redes sociais e falou sobre a importância de como se portar diante dessa situação


Bianca Toledo supera crise e ganha prêmio de Encontro Literário

Bianca Toledo, que passou por vários problemas, e se envolveu em diversas polêmicas, essa semana mostrou que continua forte e conquistando, aos poucos, seus objetivos


Fernanda Brum realiza show gospel, após recuperação de doença

A cantora ressaltou que só poderá fazer algo em torno de 4 eventos por mês


Gabriela Rocha se casa na Itália em cerimônia intimista

A cerimônia aconteceu na Itália, numa comuna chamada Cernobbio, a sua lista de convidados foi bastante resumida para o padrão do casamento


Filha de Vanilda Bordieri diz ter sido abusada sexualmente aos 4 anos de idade

Vanilda fez um breve comentário no Instagram sobre o ocorrido com sua filha e disse "Esse é o Real motivo da minha guerra do meu desespero da minha angustia"


Daniela Araújo grava música nova e ganha elogios dos seguidores

Daniela foi bastante elogiada por seus seguidores, que afirmaram ficar emocionados com a forma intensa com a qual a letra foi escrita


Veja: 5 acontecimentos que marcaram o mundo gospel em 2018

O site Gospel Post preparou pra você 5 fatos ocorridos no mundo gospel que marcaram o ano de 2018